UM GESTO POR OUTRO (2001)
Texto Jean Tardieu e Direção Antônio Rodrigues
Sônia Carvalho
Cleyton Cabral
Sônia Carvalho
Primeira peça do grupo e permanece em repertório
UM GESTO POR OUTRO
O Grupo de Teatro Cênicas Companhia de Repertório apresenta "Um Gesto por Outro", de Jean Tardieu, dirigido por Antônio Rodrigues. O espetáculo deu início à jornada da companhia e volta numa remontagem atual, utilizando recursos e resultados do estudo de uma linguagem própria desenvolvida ao longo de sete anos de estrada.
A remontagem do espetáculo "Um Gesto Por Outro" dá início ao projeto Cênicas em Cena, onde se pretende trazer aos palcos os principais espetáculos do repertório do grupo. Voltar ao palco do Teatro Joaquim Cardozo é voltar à nossa primeira casa, onde fizemos a nossa primeira temporada profissional em Recife, que nos lançou na cena pernambucana com muito êxito.
Relata as aventuras de um viajante internacional, o Almirante Sepúlcro, demonstrando que o mais absurdo dos comportamentos pode ser considerado como requintada educação em civilizações distantes. A ação se passa no Arquipélago Sem Nome, num dos salões mais distintos do lugar, a residência da Senhora Santa-Aqui. A partir daí, o que se vê é uma absurda salada de comportamentos que são considerados normais, numa recepção dada pela anfitriã aos seus convidados, tudo de acordo com as mais requintadas normas da etiqueta locais, com direito a cusparadas e depenações.
Em termos filosóficos gerais, o absurdo representa a condição de ininteligibilidade a que chegou o homem moderno em face as suas pretensões humanistas e da realidade em que vive, que contraria frontalmente as primeiras. Cria-se um mundo à parte, auto-suficiente, embora semelhante, em seus exteriores, ao nosso.
Em Um Gesto por Outro o jogo teatral presente no Teatro do Absurdo é representado por um jogo de xadrez, em que as personagens são as peças pretas e o público, as brancas, buscando estabelecer um novo tipo de relação ator/assistência. Com essa estratégia, procura-se fazer com que a platéia não se preocupe com o que irá acontecer, mas com o que está acontecendo, ou seja, com os movimentos das peças no tabuleiro. No espetáculo a linguagem verbal perde espaço para a poesia e o lúdico que surgem das imagens concretas e das ações objetivadas. A importância da linguagem verbal reside no próprio fato de contradizer as ações das personagens.
FICHA TÉCNICA
Texto: Um Gesto por Outro
Autor: Jean Tardieu
Direção e Concepção geral: Antônio Rodrigues
Elenco: Antônio Rodrigues, Raul Elvis, Rogério Wanderley, Monique Nascimento, Sônia Carvalho, Samara Lacerda e Ana Souza.
Maquiagem: Cênicas Companhia de Repertório
Execução de Sonoplastia: Raíza Cardozo
Plano de Iluminação: Luciana Raposo
Operação de luz: Nardônio Almeida
Programação visual: Alexandre Siqueira
Fotografia: Valdemir Rodrigues e Duvennie Pessôa
Produção Geral: Antônio Rodrigues
Produção executiva: Sônia Carvalho
Realização: Cênicas Companhia de Repertório
“Um gesto por outro”, de Jean Tardieu – 2001 em Repertório – Dir. Antônio Rodrigues.
1. VIII Mostra de Artes Cênicas de Garanhuns/PE.
2. XI FIG – Festival de Inverno de Garanhuns/PE - 12 de julho de 2001 — Abertura do XI Festival de Inverno de Garanhuns.
3. Projeto “Educação Para o Teatro” - 3 e 10 de abril de 2002 — temporada popular, no Teatro Barreto Júnior.
4. TEMPORADA NO TEATRO JOAQUIM CARDOSO - 2002
5. JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2003
· Prêmio especial – Melhor Conjunto de Elenco
6. TODOS VERÃO TEATRO 2003 – Teatro Armazém
7. FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA 2003 – Mostra Fringe.
8. II FENETEG 2003 – FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARABIRA
9. PROJETO CÊNICAS EM CENA:
· 1º Temporada 2008 – Teatro Joaquim Cardoso
· 2º Temporada 2008 – Teatro Alfredo de Oliveira
10. FESTIVAL NORDESTINO DE GUARAMIRANGA 2008.