O SEGREDO DA ARCA DE TRANCOSO
Texto Luiz Felipe Botelho
Direção Antônio Rodrigues
A Cênicas Cia de Repertório estreia a primeira temporada do espetáculo O Segredo da Arca de Trancoso, neste sábado 13 de abril até 26 de maio de 2019, sábados e domingos às 16h30 no Teatro Barreto Júnior. É o novo espetáculo para infância e juventude a Cia e tem texto do pernambucano Luiz Felipe Botelho e direção de Antônio Rodrigues. No elenco estão: Sônia Carvalho, Junnior Albuquerque, Manu Costa, Barbara Brendel, Carol Rodrigues, Roberto Sterenberg, Fabi Santos, Antônio Rodrigues, Igor Andrade e Marcos Zé.
A peça apresenta uma trama repleta de fantasia e reviravoltas e conta a história de um Menino que recebe uma tarefa muito perigosa das mãos da feiticeira K’Temeré, ele tem a missão de entregar uma arca, espécie de antigo baú, ao seu dono no final de sua jornada. A única condição é que o Menino não abra a arca de em nenhuma hipótese. O Menino fica encarregado de levá-la até seu dono, que ele não sabe quem é, em um lugar distante, que ele não sabe chegar. Numa sucessão de surpresas pelo caminho, cruza com alguns personagens inusitados que vão transformando a sua história interferindo diretamente na conclusão da sua missão de entregar a arca. Ele encontra pessoas simples com boas ou más intenções, animais falantes e criaturas fantásticas que surgem no seu caminho tentando tomar posse da arca. Ao ser aberta, revela em seu interior um conteúdo diferente para cada pessoa. A uns, premia; a outros, castiga. O que demonstra ser aquele estranho objeto muito mais poderoso do que se pode imaginar.
Sobre Trancoso e suas histórias
"Histórias de Trancoso" é uma expressão que se refere ao autor português Gonçalo Fernandes Trancoso, após publicar o livro "Contos e Histórias de Exemplo", em Portugal no século XVI. Ele trouxe para o Brasil um estilo próprio de narrativa que inclui personagens fantásticos, animais falantes, mistérios e reviravoltas, numa dinâmica que se aproxima muito da contação oral. Podemos perceber que as histórias que se apoiam nessa tradição oral não têm simplesmente a função de divertir e distrair as crianças, mas tem também a dimensão pedagógica e psicológica de esclarecer e integrar os sentimentos, e de elaborar conscientemente os sonhos e as fantasias infantis. As crianças hoje começam desde cedo, mesmo que inconscientemente, um processo de autonomia perante o mundo que está em sua volta. A jornada do Menino/Rapaz é uma viagem fantástica por essa construção da autonomia, um ritual de transição entre o menino criança e o rapaz adulto.
As regiões brasileiras contam com imenso acervo de lendas, costumes, causos, folclores, histórias populares, de Trancoso. Essa tradição é repassada pelas gerações que cresceram ouvindo esses mitos. Difundidos e recontados no boca a boca das conversas noturnas após o café e antes do sono. Não tardou, e a expressão "História de Trancoso" passou a designar quaisquer contos nos quais se transcendiam os limites do possível, envolvendo personagens sobrenaturais e situações em que a fantasia se mistura com a realidade.
-
ESTREIA NACIONAL – 28 e 29 de julho de 2018
-
FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO 2018
-
VENCEDOR DA LICITAÇÃO DE PAUTA DO TEATRO BARRETI JÚNIOR.
-
1° TEMPORADA – Abril/Maio 2019 – Teatro Barreto Junior
-
FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO 2019 (13 e 14 de julho)
CONTATO DE PRODUÇÃO: DIRETOR E PRODUTOR – Antônio Rodrigues 81 99609-3838
O autor e diretor estão disponíveis para entrevista.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Luiz Felipe Botelho
Direção: Antônio Rodrigues
Elenco: Sônia Carvalho, Junnior Albuquerque, Gysele Brasiliano, Hyrlis Leuthir, Amanda Clélia, Roberto Sterenberg, Gabriela Melo, Antônio Rodrigues, Igor Andrade e Marcos Zé.
Standy: Caio Bezerra, Barbara Brendel, Carol Rodrigues, Manu Costa e Fabi Santos
Pesquisa Musical: Antônio Rodrigues.
Operação de Som: Monique Nascimento.
Iluminação e operação de luz: Rogério Wanderley.
Adereços: Alcio Lins Sônia Carvalho.
Figurinos: Alcio Lins e Sonia Carvalho.
Cenografia: Antônio Rodrigues
Confecção da arca: Mario Almeida
Confecção dos Tecidos do Cenário: Monique Nascimento.
Costureira: Francis Souza.
Adereços: Álcio Lins.
Maquiagem: Antônio Rodrigues
Desing Gráfico: Antônio Rodrigues.
Fotografias: Wilson Lima e Toni Rodrigues.
Produção: Sônia Carvalho e Antônio Rodrigues.
Realização: Cênicas Núcleo Paralelo e Cênicas Cia de Repertório.
Obs:. A luz da estreia foi do design de Luz Dondom Almeida
--
CÊNICAS CIA DE REPERTÓRIO
www.cenicascia.wixsite.com/home
www.facebook.com/espacocenicas/
https://www.facebook.com/cenicasciape/
081 99609-3838