top of page

AUTO DA BARCA DO INFERNO (2022) 

Texto Livre adaptação da obra de Gil Vicente

Direção Antônio Rodrigues

AUTO DA BARCA DO INFERNO

 

Peça traz olhar contemporâneo para “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

Clássicos adquirem esse status por sua capacidade de transcender a época em que foram escritos, dialogando com questões próprias da essência humana. É o caso de “O Auto da Barca do Inferno”, obra escrita pelo português Gil Vicente, cuja primeira encenação ocorreu em 1517. Uma reflexão poderosa sobre as estruturas da sociedade da época, a dramaturgia continua a ressoar e ajuda a pensar questões dos nossos tempos.

Com texto e direção de Antônio Rodrigues, o espetáculo pernambucano se debruça sobre a farsa criada por Gil Vicente para discutir temas ligados à moral, convenções sociais e religiosidade. A obra do dramaturgo, pioneira e um dos grandes referenciais da literatura em língua portuguesa, chamava a atenção para a hipocrisia que cercava os conceitos de bem e mal, em geral construída de forma maniqueísta.

Nela, personagens representantes de diferentes setores da sociedade, como um juíz, um corregedor, uma cafetina e um enforcado, que morreu por seus crimes na terra, precisam passar por um julgamento celestial para saber se embarcam rumo ao céu ou ao inferno. Nesse processo, suas ações são colocadas em xeque, expondo as contradições que há dentro de cada um.

Na montagem da turma de alunos da Cênicas Cia de Repertório, esse universo é trazido para a contemporaneidade, com uma leitura anárquica e provocadora dos temas que permanecem relevantes à sociedade de hoje. Livremente inspirada em Gil Vicente, a peça teve o número de personagens reduzidos para das mais ênfase às temáticas e reflexões da dramaturgia. 

O elenco é formado por Ariel Sobral, Caio Grego, Felipe Nunes Emília Marques. Gabriela Cicarello, Gabriel Gomes, Guto Santana, Hyrlis Leuthier, Jamerson Melo, Lisandra Batista, Pedro Carvalho, Ricardo Andrade, Thallis Italo e Valecio Bruno.

  1. ESTREIA NACIONAL

CONTATO DE PRODUÇÃO: DIRETOR E PRODUTOR – Antônio Rodrigues 81 99609-3838

 

Texto livre adaptação da obra de Gil Vicente: Antônio Rodrigues Direção: Antônio Rodrigues
Assistente de direção: Sônia Carvalho
Elenco:

 Ariel Sobral, Caio Greggo, Eduardo Thomaz, Emília Marques, Fabio Queiroz, Felipe Nunes, Gabriel Gomes, Gabriela Cicarello, Guto Santana, Hyrlis Leuthier, Lisandra Batista, Pedro Carvalho, Ricardo Andrade, Thallis Ítalo, Valécio Bruno.
Figurinos: Antônio Rodrigues e Sonia Carvalho
Adereços: Sônia Carvalho e Monique Nascimento Design de Iluminação: Rogério Wanderley Operação de iluminação: Karine Lima
Trilha Sonora: Chico Vieira e Antônio Rodrigues Músico: Chico Vieira
Maquiagem: O grupo
Cenografia: Antônio Rodrigues e Sonia Carvalho
Fotos: Antônio Rodrigues
Produção Executiva: Sônia Carvalho e Antônio Rodrigues Produção Geral: Cênicas Cia de Repertório
@cenicascia

-- 

CÊNICAS CIA DE REPERTÓRIO
www.cenicascia.wixsite.com/home

cenicascia@gmail.com

www.facebook.com/espacocenicas/

https://www.facebook.com/cenicasciape/

081 99609-3838

© 2017 pela CÊNICAS COMPANHIA DE REPERTÓRIO. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page