PINÓQUIO E SUAS DESVENTURAS (2009)
Livre adaptação da obra de Carlo Collodi - Texto e direção Antônio Rodrigues
Adaptação de um clássico é a primeira montagem para o público infantil.
PINÓQUIO E SUAS DESVENTURAS (2009)
“Um espetáculo que vai além da imaginação dos seus filhos, e da sua também”.
O grupo de teatro Cênicas Companhia de Repertório apresenta seu mais novo espetáculo, PINÓQUIO E SUAS DESVENTURAS”, de Antônio Rodrigues, livremente inspirado na fábula de Pinóquio de Carlo Collodi. A peça é a primeira montagem do grupo voltada para o público infantil, tendo como base para a linguagem de encenação: as histórias em quadrinhos e desenhos animados, a metateatralidade e o teatro de bonecos. O grupo vem através da montagem deste clássico (infantil), experimentar o universo mágico e onírico dos contos de fadas.
O texto narra as aventuras de Pinóquio, um boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade. Diferente dos outros marionetes, ele não precisa de fios para se movimentar, possui movimentos próprios. Ele é uma criança como outra qualquer, com suas vontades edesejos. Porém, quando Pinóquio conta uma mentira, seu nariz de madeira cresce, e ele acaba se metendo em grandes encrencas. A música é executada ao vivo pelos atores e por três músicos, utilizando intrumentos musicais e brinquedos de onde se tiram os sons.
Fazer uma adaptação mais fiel, baseada no original, traz à tona questionamentos que são mascarados nas versões mais suavizadas. A morte da menina Azul, a prisão de Gepetto, a fome de Pinóquio e a crueldade inconsciente aliada à ingenuidade do personagem são alguns dos ingredientes desse caldeirão de aventuras, que traz uma imediata identificação, levando a todos à reflexão.
Pinóquio e suas Desventuras é uma maravilhosa história que vai encantar pessoas de todas as idades.
“MAS NÃO ERA UM SIMPLES PEDAÇO DE PAU,
ERA COMO SE TIVESSE VIDA ALI”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A MÚSICA E A SONOPLASTIA DE: ¨PINÓQUIO E SUAS DESVENTURAS¨
Por Demétrio Rangel
A trilha sonora deste espetáculo foi iniciada a partir pesquisas feitas pelo compositor Demétrio Rangel em significados existentes no universo de personagens como a fada, o próprio Pinóquio, etc. Demétrio, natural do Recife, Cantor e violonista pela OMB, ex-aluno do curso regular do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, que já compôs várias trilhas musicais para teatro Pernambucano. Sim, é desde 1993 que se dedica a compor e dirigir trilhas sonoras para teatro. Entre tantas direções musicais podemos ressaltar o premiado espetáculo ¨A Terra dos Meninos Pelados ¨2002/03,dos originais de Graciliano Ramos um musical destinado para o público infantil;premio de melhor trilha sonora no festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Também ¨Coiteiros¨-2005/07 do Paraibano; Altimar Pimentel que fez circulação pelo auto sertão e ¨A Chegada da Prostituta no Céu¨-2006/07 dos cordéis de J. Borges com circulação em cinco cidades de Curitiba. Não podemos esquecer o famigerado e premiado Amor do galo Pela Galinha D’água-2006/07 de Samuel Santos preparado musicalmente por esse dedicado diretor. Essas trilhas já lhe renderam vários prêmios e o projeto cultural Coletânea Teatral-Ano 2004 que registrou em Cd várias canções teatrais- Seu primeiro Cd intitulado: Cena de Abril.
Primeiro, começou-se estudos vocais de aquecimento, entonação e execução das musicas. Pra este o espetáculo Pinóquio, os trabalhos musicais de Demétrio, depois de criados solitariamente a partir das letras escritas por Antônio Rodrigues e em parceria com Demétrio no tema da fada e na música final "O Dom da Vida", foram se integrando às cenas dentro dos ensaios do espetáculo em construção com o diretor geral e os atores. Para compor as musicas, preocupou-se em situar seu som à escola musical da musica dramática do romantismo (as antigas danças); para que as cenas fossem mostradas envolvidas por sons que interagissem no tempo rítmico e espaço cênico. Usou; brinquedo e instrumentos exóticos (José Neto) pra aproximar o espetáculo do lúdico, do infantil sendo incorporadas às cenas pelo diretor, misturando-se também ao instrumento popular; o violão de sete cordas (Harlyson Silva) e o instrumento de sopro da família das palhetas; o clarinete (Ivanise Santana). Com a vinda destes músicos para o espetáculo, depois de decidirmos em fazer-lo com musica ao vivo, ganhamos a verdade sonora procurada para a cena e sincronia entre som e o canto do ator.
Depois do espetáculo pronto, percebo o Pinóquio, como um espetáculo de efeitos sonoros e músicas que dialogam sutilmente com ritmos da atualidade e com universo infantil sem ser apenas uma animação e sim como parte integrante da cena.
Olinda, madrugada de 09 de junho de 2009.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficha Técnica
Texto: Pinóquio e Suas Desventuras
Autor: Antônio Rodrigues - Livremente inspirado na obra de Carlo Collodi.
Direção: Antônio Rodrigues
Elenco: Alexandre Guimarães, Ana Souza, Cláudio Malaquias, Juliana de Almeida, Reinaldo Patrício, Sônia Carvalho eVinícius Vieira.
Preparação Corporal: Mírian Asfora
Direção musical: Demétrio Rangel
Músicos: Harlyson Silva, Ivanise Santana e José Neto (Brinquedos)
Cenografia e Figurinos: Luciano Pontes
Iluminação e operação de luz: Luciana Raposo
Adereços: Altino Francisco
Bordados: Sônia Carvalho
Maquiagem: Marcondes Lima
Execução de figurino: Maria Lima e Madalena do Vale
Cenotécnico: Mário Almeida
Técnico de Som: José Neto
Produção Executiva: Antônio Rodrigues
Auxiliar de Produção: José Neto e Cláudio Malaquias
Contra regra: Bruna Castiel e Evilásio
Administração Financeira: Cláudio Malaquias
Realização: Cênicas Cia de Repertório
“Pinóquio e suas Desventuras” de Antônio Rodrigues livremente inspirado na obra de Carlo Collodi, 2009 em Repertório – Dir. Antônio Rodrigues.
1. VENCEDOR DO PRÊMIO DE FOMENTO AS ARTES CÊNICAS DA PREFEITURA DO RECIFE. (Suplente do Myrian Muniz de Teatro)
2.VENCEDOR DA PAUTA LONGA PARA O TEATRO DO PARQUE 1º SEMESTRE DE 2009.
3.TEMPORADA NO TEATRO DO PARQUE DE 02 DE MAIO A 28 DE JUNHO DE 2009.
4. IV FESTIVAL DE TEATRO PARA INFANCIA E JUVENTUDE DE PERNAMBUCO 2009
5. 1º FTG – FESTIVAL DE TEATRO DE GARANHUNS 2009.