NEUROSES (2006)
Texto: Sérgio Roveri, Rogério Mesquita, Yuri Yamamoto, Antônio Rodrigues e Felipe Botelho e direção de Antônio Rodrigues.
DETETIVE CABELEIRA
SALA DE ESPERA
DETETIVE CABELEIRA
Comédia que aprofundou a pesquisa do corpo criativo dos desenhos e quadrinhos para a cena.
“NEUROSES a comédia” que marca a volta do grupo às comédias desde Um Gesto por Outro do francês Jean Tardieu que foi sua estréia nos palcos em 2001. Neuroses é formado por cinco esquetes de humor de dramaturgos contemporâneos, inéditos em Recife, que falam do cotidiano de pessoas comuns que manifestam as suas neuroses no dia a dia. Além dessa ligação, o que une as diferentes cenas é a linguagem dos quadrinhos, explorada nas suas mais diversas manifestações. Desde os quadrinhos em preto e branco até os mangás japoneses. O figurino tem as cores e os formatos geométricos dos desenhos, em alguns casos os adereços serão também desenhados por cima do tecido para se dar a impressão de estar se vendo uma HQ. A maquiagem segue a mesma linha, transformando os atores em personagens animados, reforçando as expressões naturais do rosto. O cenário é composto de elementos simples, um ciclorama, malha branca, no qual preencherá todo o pano de fundo e mudará de cor de acordo com a iluminação projetada a cada cena pintando-a com as cores fortes das páginas de gibi, serão usados adereços pretos nas cenas tais como portas, placas entre outros objetos, para a composição de cada esquete, a fim de se obter a idéia de desenho sobre a malha, como se fosse sombra. O trabalho de interpretação também leva em conta a linguagem dinâmica das HQs, desde o trabalho de corpo, voz e máscara facial até a construção da personagem baseada nos quadrinhos.
O público será levado lentamente até esse universo, primeiro com as imagens, depois com as ações e por último com a interatividade, pois na última cena a participação do público no palco é fundamental, é uma mistura de mundos distintos, o real e o imaginário, o público fazendo parte do espetáculo e se fundindo ao desenho.
O Grupo de Teatro Cênicas Companhia de Repertório apresenta seu mais novo espetáculo, “NEUROSES - A comédia”, a peça apresenta esquetes de humor inéditos em Recife, tendo como base para a linguagem de encenação as histórias em quadrinhos “HQ” nos seus mais diversos estilos, sob a direção de Antônio Rodrigues traz textos de Rogério Mesquita/CE, Sérgio Roveri/SP, Antônio Rodrigues/PE Yuri Yamamoto/CE e Felipe Botelho/PE que escreveu o texto especialmente para o grupo de acordo com o argumento criado em laboratório.
FICHA TÉCNICA
*Texto: Sérgio Roveri, Rogério Mesquita, Yuri Yamamoto, Antônio Rodrigues e Felipe Botelho.
*Direção e Concepção Geral: Antônio Rodrigues
*Elenco: Vanessa Lins, Karina Cavalcanti, Jeff Nascimento, Eduardo Japiassú e Antônio Rodrigues
*Cenografia, Maquiagem: Antônio Rodrigues
*Adereços: O grupo
*Sonosplastia: Cláudio Malaquias
*Figurino: Karina Cavalcanti
*Iluminação: Angélica Oliveira
*Operação de Luz: Angélica Oliveira
*Operação de Som: José Neto
*Programação Visual: Alê Siqueira
*Fotografia: Silvana Melo e Cláudio Malaquias
*Contra Regra: Adriana Alves
*Produção Executiva: Antônio Rodrigues
Produção: Cênicas Companhia de Repertório
“Neuroses”, textos de Rogério Mesquita/CE, Sérgio Roveri/SP, Antônio Rodrigues/PE Yuri Yamamoto/CE e Felipe Botelho/PE – 2006– Dir. Antônio Rodrigues.
1. VENCEDOR DO EDITAL DA FUNDARPE PARA O TEATRO ARRAIAL
2. TEMPORADA TEATRO ARRAIAL
3. XV FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2006