AS CRIADAS (2006)
Texto de Jean Genet e direção de Marcondes Lima e Kleber Lourenço
As Criadas de Jean Genet foi o primeiro espetáculo do grupo com direção convidada e foi o grande vencedor dos principais prêmios do Janeiro de Grandes Espetáculos 2007, incluindo Melhor Espetáculo.
AS CRIADAS (2006)
Duas serviçais entregam-se a um perigoso jogo. Enquanto ritualisticamente encenam o aniquilamento da patroa, afloram ressentimentos, desejos escusos, o medo e a coragem para tomar a rédea do próprio destino.
Um clássico da dramaturgia contemporânea, "As criadas", conta a história de três personagens: duas criadas e uma patroa. Sempre que a patroa ausenta-se, asserviçais deixam de lado suas ocupações rotineiras, para entregarem-se a um perigoso jogo no qual representam a Madame, e a criada que a serve. Enquanto ritualisticamente encenam o aniquilamento da patroa, afloram ressentimentos, desejos escusos, o medo e a coragem para tomar a rédea do próprio destino. Jean Genet sugere que a peça seja representada por homens, para acentuar o caráter de "representação", mas também por querer distância de qualquer "efeito de real". O jogo vai se multiplicando: à medida que se percebe que são homens que representam mulheres, vê-se também estas mulheres a trocarem entre si de papel. O ator que representa Solange, na "verdade" representa a criada (Solange) que "finge" ser Claire, a outra criada; e o ator que representa Claire "representa" a criada (Claire) que "finge" ser a Madame. Um despertador sempre soa quando precisa desconstruir-se a cena. As criadas denunciaram o amante de Madame e, ao saberem que ele foi posto em liberdade, compreendem a iminência de serem desmascaradas. Reinstaura-se novo jogo, agora, com a intenção de envenenar a patroa. Ante o fracasso do intento, elas vão às últimas conseqüências.
A encenação, tal como o texto, foi construído como um jogo metateatral, ressaltando alguns elementos defendidos pelo autor: o teatro oriental; o caráter cerimonial e ritualístico da representação; o jogo de espelhamentos, de duplos; a exaltação da dissimulação, da mentira e da "falsidade" ontológicas; a brincadeira e o jogo inerentes à cena; o limite entre a vida e a morte, entre o real e a ficção. Representação dupla, teatro dentro do teatro que, por sua vez, remete a um discurso crítico sobre o próprio fazer teatral. Uma visão carnavalizada e alegoricamente pop construída a partir de três referenciais constitui a base da montagem: as formas tradicionais do teatro japonês; o Butô, a dança-teatro de caráter expressionista e os Mangás, palavra que designa as histórias em quadrinhos japonesas e o próprio estilo de desenho. Dir-se-ia que o espetáculo configura-se como uma colcha de retalhos, com traços nipônicos. O espetáculocoloca o espectador diante da crueldade inerente à condição humana, fazendo-o perceber que a incomunicabilidade e a solidão, a proximidade entre o vício e a santidade, entre a dor e o prazer, são coisas que permeiam nossas vidas.
FICHA TÉCNICA
Texto: Jean Genet
Direção geral: Marcondes Lima, Kleber Lourenço
Elenco: Antônio Rodrigues, Eduardo Japiassú , Jorge de Paula
Assistência de direção: Andrezza Alves
Direção de arte: Marcondes Lima
Preparação Corporal: Kleber Lourenço
Iluminação: Sávio Uchoa
Operação de luz: Albert Agni / Luciana Raposo/Pedro Vilela
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Operação de som: José Neto
Programação visual: Alexandre Siqueira
Costureira: Helena Beltrão
Cenotécnico: Luizinho
Fotografia: Valdemir Rodrigues
Contra regra: Washington Farias
Apoio: José Carlos Bello
Administração financeira: Adriana Machado
Coordenação de produção: Antônio Rodrigues
Produção executiva: Valdemir Rodrigues
Realização: Cênicas Companhia de Repertório
“As Criadas”, de Jean Genet, 2006/2008– Dir. Marcondes Lima e Kleber Lourenço.
1. VENCEDOR O CONCURSO ESPECIAL DE MONTAGEM JEAN Genet - FUNDARPE
2. TEMPORADA NO TEATRO ARRAIAL – 2006
3. IX FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DO RECIFE 2006
4. JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2007 Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Sonoplastia E Melhor Iluminação.
5. FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO – ETAPA RECIFE
6. III FESTIVAL DE ARTES DO SESC PETROLINA – ALDEIA DO VELHO CHICO 2007 - PETROLINA PE
7. MOSTRA CARIRI DE ARTES CÊNICAS 2007 – Ceará.
8. JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2008 – GALPÃO DAS ARTES LIMOEIRO.